Pensamentos noturnos

    Da minha parte existe uma tendência para refletir sobre a vida durante o período noturno, certas vezes estes pensamentos são despoletados por vivências que ocorreram no dia-a-dia. Se pensarmos bem este comportamento nesta altura do dia faz um certo sentido, por vezes as pessoas têm tanta coisas a acontecer durante o dia, o seu trabalho, estar com a sua família, praticar desporto, entre outras, que são poucos os momentos para se conseguir refletir bem sobre as ações que estão a tomar.
   Muitos dos pensamentos antes de adormecer são mesmo, como já referido, do que acontece previamente até aquela altura, mas por vezes eles podem ser considerados um problema quando originam a incapacidade de adormecer. Estes pensamentos podem estar cheios de negatividade e dos famosos "e se", ou seja pormos a especular como poderia ter decorrido uma ação se tivesse havido uma alteração.
   Na minha opinião estes tipos pensamentos, que em mim são tão recorrentes, são parasitas, eles apoderam-se da nossa consciência e deixam-nos num certo ciclo vicioso de negatividade que irá perturbar a qualidade do nosso sono e até a nossa saúde mental. As ações já estão tomadas, o que aconteceu, por tão infeliz quanto possa ter sido, já aconteceu, devemos tentar desfrutar do nosso sono com qualidade, pois irá ser importante para o decorrer do próximo dia.
    Sendo assim, alguma das técnicas que costumo utilizar para cessar os pensamentos noturnos indesejados é a audição de música (de preferência calma), beber um chá ou uma bebida quente (evitar a ingestão de cafeína) e  evitar estar sobre a presença de televisões, telemóveis ou outros aparelhos que imitam grande quantidade de luz.

Comentários